segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Torta mineira

Massa:
Cozinhe a mandioca, até ficar bem macia. Escorra e amasse com as mãos ou um garfo. Em seguida, coloque manteiga (não muito, cerca de 1 col de sopa e meia) e um pouco de água. Leve essa massa a uma panela. acrescente um pouco de farinha de trigo enquanto mexe. Você deve tirá-lo do fogo e parar de colocar farinha quando a massa começar a se soltar da panela. Nesse ponto você usa a massa para forrar toda a travessa, deixando uma parte mais grossa na borda.

Recheio:
À parte, preparei o recheio. Piquei quiabo em rodelas, pimenta dedo de moça fresca e bastante salsa. Temperei com sal e um pouco de manteiga.

Montagem: Jogue o recheio no centro da travessa previamente forrada com a massa de mandioca. Arremate pincelando manteiga derretida por toda a bora da travessa. Leve ao forno e deixe assar. Ficará pronto assim que o quiabo estiver cozido e tiver se formado uma leve casquinha crocante na borda. Bom apetite!

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Arroz à grega

Fica mais de sugestão do que uma "receita". Essa é uma maneira simples de transformar a comida do dia-a-dia. Para fazer o arroz à grega, fiz assim:

Dourei alho em fatias na panela com um pouco de óleo, colocando o arroz em seguida, para torrar. Quando o arroz mudou de cor (fica levemente mais esbranquiçado), coloquei água, sal e a vagem e a cenoura, ambos crus. Tampei a panela e deixei a água secar. Quando estava quase pronto, coloquei as passas. Pronto!

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Sopa de abóbora com milho

Comece refogando cebola, alho, e um pouco de pimenta dedo de moça fresca picadinhos em um pouco de óleo. Em seguida, acrescente a abóbora, com a casca. Coloque um pouco de água e deixe cozinhando, até que a abóbora amoleça. Quando estiver macia, jogue tudo no liquidificador ou bata com um mixer (bater é importante por conta da casa, que não irá se dissolver totalmente sem essa ajuda). Volte com creme batido para panela e acrescente os temperos: sal, orégano e alecrim frescos. Junte a isso um pouco de grãozinhos de milho cozido e sirva bem quentinho.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Beringela recheada com palmito e ervas frescas

As beringelas foram colocadas inteiras em uma panela para cozinhar. Deixei até que a casca mudasse de cor (fica mais marrom). Em seguida, retirei os cabinhos da ponta e parti ao meio, cavando parte do miolo com uma colher. Esse miolo da beringela juntei ao palmito de pupunha fresco picadinho bem pequeno, orégano fresco e manjericão roxo (também fresco, ambos da hortinha na janela da cozinha). Temperei com sal, pimenta calabresa e azeite aromatizado - um azeite especial, que eu preparei colocando dentes de alho, folhas de louro e bolinhas de pimenta do reino (se você não tiver um similar, amasse meio dente pequeno de alho e coloque no recheio). Cada uma das metades eu "untei" a mão com sal e espalhei, para temperar a própria beringela. Em seguida coloquei o recheio nas cavidades que fiz nas metades de beringela e levei ao forno. Servi regando com um pouco mais de azeite aromatizado.

Nota de melhoria: numa ocasião especial, esse recheio poderia ser acrescido de tâmaras e nozes... E uma taça de vinho. A ser testado...

legumes grelhados ao shoyo

O chuchu foi cortado na metade, retirado o miolo, e em seguida cortado em fatias. A vagem manteiga (aquela fininha) foi deixada inteira, só retirando as pontas. A cebola, cortada em oitavos, juntou-se aos legumes. Em seguida temperei com shoyo e mais um pouco de sal (no George Foreman os legumes sempre precisam de um tantinho extra de sal, pois muito dele escorre com a água). Por fim, foram levados ao George Foreman para serem grelhados. Simples e saboroso.

Nota de melhoria: da próxima vez eu tentaria colocar junto um pouco de missô no tempero.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Sopa de grão de bico com espinafre

Deixe o grão de bico de molho de um dia para o outro. Cozinhe-o com folhas de louro (são 30 minutos após soltar vapor na panela de pressão). Enquanto isso, lave as folhas de espinafre e coloque em água fervente.

Coloque o grão de bico cozido no liquidificador ou mixer junto com o espinafre ferventado e água (você pode aproveitar a própria água em que ferventou o espinafre). Jogue esse caldo batido na panela e deixe ferver. Aproveitei e coloquei palmito de pupunha fresco picadinho. Temperei tudo com um pouco de curry e sal. Foi uma das melhores sopas que já fiz.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Eu voltei, voltei para ficar

sim, vamos reabrir o blog!!!