sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Curau de milho verde (série festival do milho verde)


Aproveitando que milho está com preço bom, fiz um curau de milho verde (com adoçante, porque vovó não pode comer açucar).

PASSO A PASSO DO CURAU DE MILHO VERDE
1. Lave as espigas e; 2. tire o milho da espiga com uma faca; 3. Em seguida, bata o milho no liquidificador com um pouco de leite (a quantidade não é muito grande, não deve, por exemplo, ultrapassar a quantidade de milho que está no copo do liquidificador); 4. Peneire esta mistura, separando o caldo do bagaço (com o bagaço você pode fazer o bolinho, que fiz em seguida); 5. Leve este caldo ao fogo com açuçar ou adoçante (1 colher de sopa rasa para cada espiga que você usar. Isso vale tanto para o açucar quanto para o adoçante culinário Linea (sucralose), que é o que eu uso e possui medida equivalente a do açucar. Caso queira usar outro, faça adaptação); 6. Mexa bastante durante todo o cozimento, para não empelotar; 7. Se você notar que está ficando muito consistente ou empelotando, tente colocar um pouco mais de leite; 8. Depois de carca de 30 minutos cozinhando, despeje numa vasilha e aguarde que esfrie um pouco; 9. Salpique um pouco de canela por cima; 10. Leve para gelar.

2 comentários:

Betechef disse...

Adoro Curau, e esse me trouxe recordações.Na minha adolescênciaia muito para o interior de Minas Gerais, e sempre que chegava lá tinha uma tia que vinha sempre com um prato de curau. E era uma delícia.
Gostei muito do seu blog, vou colocar seu link lá no blog pra não perder contato.
Bjs!

Elaine disse...

Carla, esse festival está tudo de bom. Eu AMO milho verde!!!

Um beijo, querida... Tenha um ótimo fim de semana!

P.S.: Ainda aguardando uma receitinha sua.